EXTRA SALE 48H - 10% DESCONTO - CÓD:HR79OFF

0

O Seu Carrinho está Vazio

Contactologia

A Contactologia é uma especialidade da Optometria que tem por objectivo o desenho, fabricação e adaptação da lente de contacto (LC) mais adequada em função dos resultados do exame optométrico. Esta especificidade foi reconhecida pela Academia Americana de Optometria ( AAO ), em 1945, e exige que o Optometrista que pretende adaptar LC possua uma formação específica. O grau de rigor necessário para a adaptação de LC incrementou-se após a declaração da Food and Drug Administration ( FDA ), em 1968, nos Estados Unidos da América (EUA), que atribuiu às LC a categoria de produtos sanitários.

 A prática da Contactologia consiste, basicamente, em submergir uma pequena lente no fluido lacrimal, tornando-a pouco visível, confortável e capaz de proporcionar uma adequada compensação óptica, durante o tempo necessário, sem prejudicar a saúde ocular a curto, médio e longo prazo. É tarefa do Optometrista especializado em LC determinar qual a lente apropriada para cada paciente em função das condições que apresenta, sintomas, sinais oculares e resultados do exame refractivo, devidamente anotado na ficha clínica.  

Correctamente desenhada e adaptada, uma LC compensa e, por vezes, reduz ametropias ,irregularidades corneais e determinadas disfunções binoculares. As LC são também amplamente utilizadas como ajudas terapêuticas em diversas patologias do segmento anterior do olho e mesmo em anomalias de tipo funcional, tais como a amblipia ou as dificuldades para a visão cromática. Actualmente, tem vindo a confirmar-se a hipótese de que determinados tipos de LC podem ter um papel fundamental na diminuição da progressão da miopia em crianças.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

 

Para mais informações ou marcação de consulta de Contactologia contacte-nos:

geral@jorgeoculista.pt

 

 

 

 

 

 

 

 

Subscribe